A medicina ortomolecular é um tipo de terapia que tem o objetivo de prevenir e tratar doenças através de uma alimentação saudável e do uso de suplementos nutricionais, como vitaminas, minerais e antioxidantes ¹. No que diz respeito ao fotoenvelhecimento cutâneo, muitas pesquisas são desenvolvidas com o intuito de combater ou minimizar os efeitos do fotoenvelhecimento, porém a principal estratégia nesse sentido continua sendo a prevenção ⁷. O método mais efetivo de prevenir o fotoenvelhecimento é evitar a exposição direta aos raios ultravioleta, fazendo uso de barreiras físicas como chapéu e vestuário adequado ⁸.
O fotodano crônico da pele também é conhecido como fotoenvelhecimento, que consiste em alterações cutâneas prematuras secundárias aos danos causados pela exposição solar crônica¹. A radiação ultravioleta (UV) é o fator principal do fotoenvelhecimento. No entanto, há evidências crescentes de que outros fatores ambientais – incluindo a poluição do ar ambiente e a luz visível/infravermelha – também desempenham um papel fundamental no processo fisiopatológico do fotodano e do fotoenvelhecimento ¹.
A radiação ultravioleta A (UVA) é o componente mais prevalente da radiação UV solar; penetra profundamente na pele e induz alterações profundas do tecido conjuntivo que constitui o derma, a camada abaixo do epiderme. Nos últimos anos, os efeitos prejudiciais da radiação UVA foram demonstrados com mais precisão em níveis celulares e moleculares ². A prevenção através da minimização da radiação solar é fundamental. A fotoproteção, incluindo a aplicação de protetores solares, demonstrou inibir muitos dos efeitos agudos e crônicos da exposição à radiação ultravioleta ³.
Algumas maneiras de prevenir o fotoenvelhecimento incluem evitar banhos de sol intencionais e, em vez disso, tentar autobronzeadores não tóxicos, usar um chapéu com aba e óculos de sol com lentes bloqueadoras de UV quando estiver ao ar livre, e evitar a exposição excessiva ao sol entre as 10h e as 14h, quando os raios estão mais fortes¹. A proteção solar é a forma mais eficaz de prevenção primária do fotoenvelhecimento. Os principais métodos de proteção solar são produtos de proteção solar (cremes, loções e géis), roupas de proteção solar e redução da exposição ao sol. Além da proteção solar, o uso de produtos para a pele contendo antioxidantes, como a vitamina C, também pode ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento, protegendo a pele dos radicais livres encontrados no meio ambiente.
Há evidências crescentes de que outros fatores ambientais – incluindo a poluição do ar ambiente e a luz visível/infravermelha – também desempenham um papel fundamental ²no fotoenvelhecimento. O aparecimento do envelhecimento é determinado principalmente por fatores extrínsecos através da exposição à luz solar ambiental e à poluição atmosférica ¹. Poluentes transportados pelo ar, como ozônio (O3), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, material particulado (MP) no smog (ar poluido em forma de nevoeiro) e a fumaça do tabaco contribuem para o fotoenvelhecimento e o câncer de pele ¹. Além disso, a exposição simultânea a radiação ultravioleta solar (UV) e a esses poluentes resulta em danos sinérgicos ainda maiores¹.
Os poluentes voláteis geram espécies reativas de oxigênio (ROS) que oxidam os lipídios da superfície, levando a reações inflamatórias diversas prejudiciais mais profundas. O material particulado do ar transporta altas concentrações de compostos orgânicos ambientais e metais vestigiais. Essas partículas carregadas de poluentes entregam toxinas à pele por via transcutânea através dos folículos pilosos e através do sangue após inalação respiratória ¹. A medicina ortomolecular pode atuar na prevenção e inativação da produção desses radiacias livres.
Os comprimentos de onda da luz visível têm sido implicados no processo de fotoenvelhecimento. Diferentes comprimentos de onda da luz visível provavelmente contribuem para os efeitos benéficos e deletérios sobre o fotoenvelhecimento por meio da interação com fotorreceptores específicos, produção de ROS e outras reações mediadas por fótons ³. Um estudo clínico demonstrou que a luz visível produziu uma resposta pigmentar mais intensa e sustentada na pele mais escura (tipos de pele IV-VI) em comparação com a radiação UVA. Os autores também descobriram que a luz visível teve efeitos mínimos nos tipos de pele mais claros ².
Os tratamentos para o fotoenvelhecimento incluem lasers, peelings químicos e medicamentos tópicos ¹. Para fotoenvelhecimento leve a moderado, o tratamento pode incluir produtos de vitamina A, como retinol e retina A. Os medicamentos prescritos (Retin A e Differin) são muito mais concentrados do que as formulações de venda livre, e provavelmente serão mais eficazes ². A tretinoína, um retinoide, é amplamente considerada o tratamento mais eficaz para o fotoenvelhecimento por dermatologistas devido a evidências consistentes de vários ensaios clínicos randomizados. Os retinoides são derivados da vitamina A que se ligam aos receptores do ácido retinóico (RARs) e aos receptores retinoides X (RXRs) ³. As abordagens cirúrgicas para o tratamento do fotoenvelhecimento incluem lifting facial, dermoabrasão, peeling químico, injeções de colágeno e toxina botulínica e re-surfacing a laser. Todas essas abordagens têm benefícios e melhoram as características clínicas do fotoenvelhecimento facial ⁴.
Algumas maneiras de prevenir o fotoenvelhecimento incluem evitar banhos de sol intencionais e, em vez disso, tentar autobronzeadores não tóxicos, usar um chapéu com aba e óculos de sol com lentes bloqueadoras de UV quando estiver ao ar livre, e evitar a exposição excessiva ao sol entre as 10h e as 14h, quando os raios estão mais fortes¹. A proteção solar é a forma mais eficaz de prevenção primária do fotoenvelhecimento. Os principais métodos de proteção solar são produtos de proteção solar, roupas de proteção solar e redução da exposição ao sol. Além da proteção solar, o uso de produtos para a pele que contenham antioxidantes, como a vitamina C, também pode ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento, protegendo a pele dos radicais livres encontrados. no ambiente.