André Cartell, nasci em São Leopoldo, pai argentino, mãe brasileira, quinto filho junto a minha gêmea. Cheguei em Porto Alegre em 1964 e continuo aqui com algumas breves interrupções. Entrei na Faculdade de Medicina da UFRGS (FAMED) em 1982, formando-me em 1988. O meu interesse inicial era fazer Oncologia e estudar câncer.
Desde o quarto semestre, onde tive oportunidade de estagiar no Serviço de Dermatologia na Santa Casa, Posto G, interessei-me pelo assunto e descobri uma área fascinante chamada Dermatopatologia, especializada em fazer diagnósticos de doenças cutâneas através de biópsias examinadas em microscópio ocular. Ao mesmo tempo, devido ao meu interesse em estudar câncer, comecei a estagiar no Serviço de Patologia do HCPA, através do Professor Carlos Thadeu Cerski, meu grande mentor. A partir daí, mudei meu interesse para Dermatologia e
Dermatopatologia.
1991 e, na sequência, Dermatologia no Posto G da Santa Casa, de 1992 e 1994. No primeiro ano de residência da Dermatologia, 1992, fui selecionado para assumir a área de Dermatopatologia do HCPA em substituição ao dr. Jorge Zanol. Querido amigo e grande mentor, infelizmente falecido em 2012.
E, em julho de 1994, passei em primeiro lugar no primeiro concurso para Professor do Departamento de Patologia da FAMED/UFRGS, onde continuo até hoje. Fui o segundo (e até agora último) residente Professor da história da FAMED. E para minha surpresa, descobri que fui a primeira pessoa no Brasil a fazer as duas residências, fato na época que charou a atencão de vários colegas dermatopatologistas estrangeiros.
Tive grandes mentores na Dermatopatologia, citando especialmente minha querida Dra. Gisela Del Pino, já falecida, e ao incrivel Professor Titular de Dermatologia e chefe fundador da Dermatologia do HCPA por vários anos, Professor Lúcio Bakos.